quinta-feira, 26 de abril de 2012

PARABÉNS...RHARYNE MENDES, ÍTALO VENÍCIUS, CARLOS VINÍCIUS E ANDRÉ LUIZ!!!!!

Um brochinho com o logo do colégio pode ter pouco valor $$$, mas representa muito, pois é o reconhecimento da escola ao esforço e dedicação de vcs ao estudo, assim como, ao bom comportamento e participação nas aulas. Parabéns à Conceição, que nestes pequenos gestos, valoriza e resgata a auto estima de seus alunos do Colégio e Curso Bandeira. Parabéns meninos, e vamos ao infinto e além...porque o caminho de vcs já está bem encaminhado em suas próprias metas e convicções...inspirem os outros...todos têm chances! Bjs, com orgulho de mãe e tia, Vivi.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

ALUNO DEZ DESTE PRIMEIRO BIMESTRE...

Terminadas as atividades do primeiro semestre, para a maioria dos alunos de nosso grupo de estudos, é com muita alegria, mas muita mesmo, que venho destacar o nome de Thúlio, aluno "novato" do Colégio e Curso Bandeira, que foi uma excelente surpresa. De início com um desempenho ruim, conversamos com sua mãe, e o menino, "tomou tento" como diz o matuto, e deu a volta por cima, excelentes notas, excelente desempenho. exemplo para todos nós, que quando a gente quer, consegue. A fórmula é simples, prestar atenção às aulas, tirar as dúvidas no reforço e estudar um pouco em casa tb...dá tempo ainda pra namorar, paquerar, ficar no face, fazer trabalho, dormir, praticar esportes...tudo com organização e equilíbrio. Então PARABÉNS THÚLIO, vc arrasou!!!!!! É isso! Pena vc ser alvirubro...mas ninguém é perfeito. Continue assim.

terça-feira, 24 de abril de 2012

ADJUNTO ADNOMINAL X COMPLEMENTO NOMINAL

 
CÁTHEDRA REFORÇO ESCOLAR – TIA VIVI

ADJUNTO ADNOMINAL x COMPLEMENTO NOMINAL


1.Coloque A para adjunto adnominal e C para complemento nominal.

a) Aquela cadeira
de ferro é muito resistente ( ).
b) Foi solicitada ao gerente a devolução
do dinheiro ( ).
c) Aquela imagem
de cera é esquisita ( ).
d) O caderno
de anotações estava desorganizado ( ).
e) A construção
do metrô se prolonga há muitos anos ( ).
f) As ruas
do nosso bairro estão necessitando de reparos ( ).
g) O juiz determinou a prisão
do bandido ( ).
h) A nadadora tinha certeza
da vitória ( ).
i) A atitude
do rapaz foi notável ( ).
j) O ataque
do nosso time é uma piada ( ).
k) O temor
de Deus é necessário aos homens ( ).
l) Ele estava desejoso
de vingança ( ).
m) A introdução
desses costumes não nos agradava ( ).

2. Na tirinha abaixo, no último quadrinho,



temos uma expressão regida por preposição. Que expressão é essa?

_ A que termo da frase a expressão se refere?

_ Qual a classificação morfológica desse termo?

_ Como podemos classificar sintaticamente a expressão analisada neste último quaadrinho? Por quê?

ORAÇÕES ADJETIVAS E PRONOMES RELATIVOS 9º ANO

CÁTHEDRA REFORÇO ESCOLAR – TIA VIVI FICHA DE PORTUGUÊS – ORAÇÕES S. ADJETIVAS E PRONOMES RELATIVOS 1. Indique os pronomes relativos e os respectivos antecedentes : a) Pedro chamou o menino que estava sobre o muro. b) O jovem, minha filha, a quem dizes amar, não te ama. c) Onde você pôs aquele presente embrulhado em papel colorido que ontem lhe mostrei? d)Eis a carta cujo conteúdo você desconhecia. f) Disse-me João: "Aqui estão os trabalhos que vos pretendo entregar." g) É essa a casa onde você quer viver? h) O país, cuja população cresce sem parar, enfrenta problemas. i)"O sol declinava no horizonte e deitava-se sobre as grandes florestas, que iluminava com seus últimos raios." (José de Alencar) j) "Os discípulos, influenciados por Judas, chegaram a murmurar contra o Mestre, segundo narra Mateus, que era um dos convivas." (P. Salgado) l) Os pensadores de cujos princípios discordamos têm muito boa fama. m) Esse restaurante onde costumo jantar serve pratos deliciosos. 2. Substitua as lacunas pela preposição adequada para que as frases sejam consideradas apropriadas ao padrão culto da língua portuguesa.. ATENÇÃO! Pode haver casos em que nenhuma preposição seja necessária. a) Esses problemas ___________ cujas causas conhecemos muito bem, podem ser facilmente resolvidos. b) Algumas pessoas ________ quem sempre lhe falo participarão do seminário. c) Esses amigos, ____________ aos quais sempre envio cartões quando viajo, nunca retribuem a lembrança. d) São seres embrutecidos _________ os quais não é possível manter amizade. e) Faz muito tempo que não vou à cidade _________ onde costumava passar as férias. f) Ele perdeu a chave da porta __________ que costumamos entrar. g) É um candidato ________ cujas promessas não se pode confiar. h) É um candidato ____________ passado não se tem conhecimento. i) Leve aquela calça, __________ a qual você fica muito bem. j) O filme __________ que me refiro foi dirigido por Almodóvar. k) Você vai conhecer os trens ____________ que sempre aludo com tanta saudade. l) O transporte ferroviário é uma alternativa inteligente, ________ que sempre se esquecem os que fazem planejamento neste país. m) Ele perdeu a chave da porta ___________ onde costumava entrar. 3. Informe a função sintática dos pronomes relativos: a) Os trabalhadores que fizeram greve exigiam aumento salarial. a) As reivindicações que os trabalhadores faziam preocupavam os empresários. b) O aumento de que todos necessitavam proveria o sustento da casa. c) O grande mestre que ele sempre foi agradava a todos. d) Os peregrinos de cujas contribuições a paróquia dependia retornaram à sua cidade. e) Eu encontrei a solução para o problema que você me apresentou. f) Essa é a pessoa a quem fiz referência na nossa conversa. g) Essa é a pessoa a quem me referi. h) Essa é a pessoa a cujas qualidades fiz referência. i) Ronaldo não é mais o craque extraordinário que todos elogiavam. j) O médico por quem fui examinado mostrou-se competente. k) Conheci a casa onde nasceu José de Alencar.

FICHA ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS 9º ANO

Cáthedra Reforço Escolar
 Ficha de Português – Vivi Silveira 

 1º Analise os períodos abaixo e classifique suas orações adverbiais: “Um dia, como eu lhe dissesse que iam dar o passarinho, caso continuasse a comportar-se mal, correu para a área e abriu a porta da gaiola.”
( Paulo Mendes Campos)

 2.As orações destacadas são, respectivamente, subordinadas adverbiais:

 (    ) causal e condicional.
 (    ) comparativa e causal.
 (    ) conformativa e consecutiva.
 (    ) condicional e concessiva.
 (    ) comparativa e conformativa

 3. “ Ele planejou tudo segundo combinamos”, a segunda oração é uma subordinada adverbial:

(   ) final (    ) concessiva (    ) condicional (    ) conformativa (    ) temporal

4. A oração destacada no período: “ ... mesmo que eu juntasse, um por um, os cacos todos, nunca mais o espelho seria como antes.” ( Lygia Fagundes Telles ) pode ser classificada como:

 (    ) temporal (    ) concessivo (    ) causal (    ) conformativo (    ) condicional

5. Indique o valor semântico da conjunção COMO utilizada nas orações adverbiais em destaque:

 a) Ele sempre se portou como se fosse um garoto irresponsável.
 b) Como havia chovido na véspera, os caminhões não conseguiram chegar à fazenda.
 c) Tudo aconteceu como eles haviam previsto.
 6. Classifique as orações subordinadas adverbiais:
 a) Se tudo correr bem, os resultados serão conhecidos logo.
 b) Os retirantes invadiram o armazém, porque estavam famintos.
 c) O dia estava tão frio, que pouca gente saiu às ruas.
d) Ainda era muito cedo, mesmo assim iniciamos a caminhada.

domingo, 22 de abril de 2012

ÚLTIMA PROVA DO IFET 2012


com mais de uma resposta, ou rasurada, será anulada.
7. Se a Comissão Organizadora do Exame de Seleção – Vestibular 2012 verificar que a resposta de uma questão é

PROVA DO IFET 2012


Prova de Língua Portuguesa

O Texto 1 serve de base para as questões 1 a 12.
Texto 1 – Futebol de rua
Luís Fernando Veríssimo
Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio. (I) Mas existe um tipo de futebol ainda mais
rudimentar do que a pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer pelada é luxo e qualquer
terreno baldio é o Maracanã em jogo noturno. (II) Se você é homem, brasileiro e criado em cidade, sabe do
que eu estou falando. (III) Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de senhora. Não sei se alguém,
algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais ou menos
assim:
DA BOLA – A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No
desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra, uma lata vazia ou a merendeira do seu irmão
menor, que sairá correndo para se queixar em casa. (...)
DAS GOLEIRAS – As goleiras podem ser feitas com, literalmente, o que estiver à mão. Tijolos,
paralelepípedos, camisas emboladas, os livros da escola, a merendeira do seu irmão menor, e até o seu irmão
menor, apesar dos seus protestos. (IV) Quando o jogo é importante, recomenda-se o uso de latas de lixo.
Cheias, para aguentarem o impacto. (...)
DO CAMPO – O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, calçada, rua e a calçada do
outro lado e – nos clássicos – o quarteirão inteiro. O mais comum é jogar-se só no meio da rua.
DA DURAÇÃO DO JOGO – (V) Até a mãe chamar ou escurecer, o que vier primeiro. Nos jogos
noturnos, até alguém da vizinhança ameaçar chamar a polícia.
DO JUIZ – Não tem juiz.
(...)
DAS SUBSTITUIÇÕES – Só são permitidas substituições:
a) No caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para fazer a lição.
b) Em caso de atropelamento.
DO INTERVALO PARA DESCANSO – Você deve estar brincando.
DA TÁTICA – Joga-se o futebol de rua mais ou menos como o Futebol de Verdade (que é como, na
rua, com reverência, chamam a pelada), mas com algumas importantes variações. O goleiro só é intocável
dentro da sua casa, para onde fugiu gritando por socorro. É permitido entrar na área adversária tabelando
com uma Kombi. Se a bola dobrar a esquina é córner*.
DAS PENALIDADES – A única falta prevista nas regras do futebol de rua é atirar um adversário
dentro do bueiro. É considerada atitude antiesportiva e punida com tiro indireto.
DA JUSTIÇA ESPORTIVA – Os casos de litígio serão resolvidos no tapa.
*córner = escanteio
(Publicado em Para Gostar de Ler. v.7. SP: Ática, 1981)
1. A crônica é um gênero literário que trata de uma temática do cotidiano, como o futebol. Quanto à
abordagem dada a esse tema, o texto
a) faz uma comparação entre o futebol de rua e a pelada, depreciando a segunda.
b) informa que é uma prática desportiva exclusiva das cidades do Brasil.
c) retrata a brincadeira e a liberdade das crianças ao jogarem o futebol de rua.
d) afirma que o futebol de rua é o Futebol de Verdade, por ser jogado de forma espontânea.
e) explica por que as mães, os vizinhos e crianças não gostam do futebol de rua.
2. O texto tem como principal finalidade comunicativa
a) estabelecer as regras do futebol de rua evitando possíveis conflitos.
b) sugerir regras que padronizem o futebol de rua como um esporte.
c) criticar a forma como o futebol de rua é jogado, sem regras claras.
d) relatar as regras que são comumente usadas no futebol de rua.
e) explicar as regras do futebol de rua para quem deseja aprendê-lo.
3. Considerando o tipo textual da crônica acima, analise as proposições abaixo.
I. É um texto descritivo que indica as características e os elementos envolvidos em um jogo de
futebol de rua.
II. Trata-se de um texto injuntivo (instrucional), caracterizado por verbos no modo imperativo, que
indicam como se deve jogar o futebol de rua.
III. Possui sequências narrativas que contam o desenvolvimento de um jogo de futebol de rua.
IV. É um texto predominantemente argumentativo, pois o autor de forma irônica defende uma opinião
sobre o futebol de rua.
V. Apresenta sequências injuntivas, pois assemelha-se um manual de instruções que explica as regras
do futebol de rua.
Estão corretas, apenas:
a) I, II e V
b) I, III e V
c) II e III
d) II e IV
e) III, IV e V
4. A crônica apresenta uma linguagem leve, com toque humorístico. Assinale a alternativa cujo enunciado
do texto NÃO apresenta humor.
a) Pelada é o futebol de campinho (...). Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar do que a
pelada. É o futebol de rua.
b) DA BOLA – A bola pode ser qualquer coisa remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve.
c) DAS GOLEIRAS – As goleiras podem ser feitas com (...) a merendeira do seu irmão menor, e até o
seu irmão menor.
d) Só são permitidas substituições: a) No caso de um jogador ser carregado para casa pela orelha para
fazer a lição.
e) DA JUSTIÇA ESPORTIVA – Os casos de litígio serão resolvidos no tapa.
5. A respeito das regras do futebol de rua, o autor implicitamente afirma que
a) não possui intervalo para descanso, porque as crianças têm muita energia para brincar.
b) é um jogo injusto, pois não possui juiz que defina as normas e puna os jogadores.
c) possui intervalo para descanso, quando as crianças decidem brincar de outro jogo.
d) é um jogo justo, pois as crianças podem resolver seus problemas com a violência.
e) é um jogo bastante perigoso, pois pode ocasionar atropelamentos e chamada da polícia.
6. Releia o texto e observe os conectivos destacados. Marque a alternativa em que as relações semânticas
estabelecidas no texto estão indicadas corretamente.
a) Em (I), a conjunção “mas” compara a pelada ao futebol de rua.
b) Em (II), a conjunção “se” indica as condições para o conhecimento do fato.
c) Em (III), o conectivo “tão...que” introduz a causa de a pelada ser humilde.
d) Em (IV), a conjunção “quando” dá ideia de temporalidade.
e) Em (V), a conjunção “ou” dá ideia de adição e alternância.
7. Quanto à pontuação do texto, leia as proposições abaixo.
I. Em “Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia, botou num papel as regras do futebol
de rua”, as vírgulas delimitam o adjunto adverbial de tempo e de causa respectivamente.
II. Em “usa-se qualquer coisa que role”, a ausência de vírgula antes do “que” dá ideia de explicação.
III. Em “...seu irmão menor, que sairá correndo para se queixar em casa”, a vírgula antes do “que”
restringe, especifica quem é “o irmão menor”.
IV. Em “Tijolos, paralelepípedos, camisas emboladas, os livros da escola, a merendeira do seu irmão
menor”, as vírgulas separam os núcleos do sujeito composto desse período.
V. Em “Se a bola dobrar a esquina é córner”, deveria haver uma vírgula separando a oração
subordinada da principal.
Estão corretas, apenas:
a) I e II
b) II, III e IV
c) II, IV e V
d) III, IV e V
e) I e V
8. Os enunciados abaixo analisam os processos de formação de palavras retiradas do texto. Leia-os e
marque a alternativa correta.
a) “Futebol de rua” é uma palavra composta por justaposição.
b) “Embolada” e “merendeira” são termos formados por derivação sufixal.
c) “Intocável” é uma palavra formada por derivação prefixal e sufixal.
d) “Penalidades” é uma palavra formada por composição dos radicais “pena” mais “idades”.
e) “Antiesportiva” e “indireto” são palavras formadas por derivação prefixal.
9. As palavras grifadas no texto “rudimentar” (1º parágrafo), “remotamente” (2º parágrafo) e
“literalmente” (3º parágrafo) podem ser substituídas, sem prejuízo do sentido, respectivamente, por:
a) primitivo, antigamente, conforme a letra.
b) aperfeiçoado, verdadeiramente, realmente.
c) elementar, dificilmente, fielmente.
d) simples, vagamente, propriamente.
e) desenvolvido, completamente, verdadeiramente.
10. Releia o período a seguir, retirado do texto:
“O campo pode ser só até o fio da calçada, calçada e rua, calçada, rua e a calçada do outro lado e –
nos clássicos – o quarteirão inteiro.”
Quanto aos recursos expressivos desse enunciado, pode-se considerar que
a) há hipérbole no uso do termo “quarteirão”, pois são apenas algumas ruas do bairro.
b) há uma gradação dos espaços utilizados para o futebol de rua, do menor para o maior.
c) há metáfora em “clássicos”, pois se comparam os jogos implicitamente aos famosos autores da
literatura.
d) há ironia na expressão “fio da calçada”, pois é impossível jogar futebol nesse espaço.
e) há uma hipérbole nos termos indicadores de espaço, pois o futebol pode ocupar todo a rua e o bairro.
11. As proposições abaixo tratam das regras de concordância nominal. Analisando frases do texto, observe:
I. A concordância no período “É considerada atitude antiesportiva e punida com tiro indireto” está
correta, pois o adjetivo “considerada” concorda com o substantivo “atitude”.
II. O enunciado “É permitido entrar na área adversária tabelando com uma Kombi” está correto, pois
o adjetivo “permitido” fica invariável quando o sentido é vago, genérico.
III. O erro em “Só são permitidas substituições (...)” está no adjetivo “permitidas”, que deveria ficar no
masculino devido à ausência de artigo ou de outro determinante antes de “substituições”.
IV. O enunciado “É permitido entrar na área adversária tabelando com uma Kombi” deveria ser
substituído por “É permitida a entrada na área adversária tabelando com uma Kombi” para se
adequar à norma padrão.
V. O período “Só são permitidas substituições (...)” está correto, pois o adjetivo “permitidas” deve
concordar com “substituições” que está no feminino plural, mesmo sem a presença do
determinante.
Estão corretas, apenas:
a) I, II e V
b) I, III e IV
c) IV e V
d) I e II
e) II e III
12. Em relação ao registro linguístico usado na crônica, assinale a alternativa correta.
a) A linguagem é formal, como se verifica pela presença de um termo estrangeiro – córner.
b) A linguagem é informal, visto que o texto é permeado de gírias, como “pelada”.
c) A linguagem é culta, dado o uso de termos jurídicos como “litígio” e “penalidades”.
d) A linguagem é coloquial, uma vez que predomina o vocabulário comum, do dia a dia.
e) A linguagem é rebuscada, dada a presença de termos eruditos - “esférica” e “reverência”.
Texto 2 - De um jogador brasileiro a um técnico espanhol
João Cabral de Melo Neto
Não é a bola alguma carta
que se leva de casa em casa:
é antes telegrama que vai
de onde o atiram ao onde cai.
Parado, o brasileiro a faz
ir onde há-de, sem leva e traz;
com aritméticas de circo
ele a faz ir onde é preciso;
em telegrama, que é sem tempo
ele a faz ir ao mais extremo.
Não corre: ele sabe que a bola,
Telegrama, mais que corre voa.
(Disponível em: <http://www.revista.agulha.nom.br/futebol.html#jogador> Acesso em: 12 out. 2011.)
13. No que se refere às características do poema acima, analise os enunciados abaixo.
I. Estrutura-se em um versos livres e brancos, sem métrica e sem rima, com linguagem conotativa
II. Descreve a bola com base na metáfora da carta, comparando os dois termos implicitamente pela
rapidez.
III. Possui sequências narrativas, marcada por verbos de ação, que relatam o percurso da bola.
IV. Apresenta linguagem conotativa, como mostra a hipérbole no verso final da sexta estrofe.
V. Possui predominantemente sequências descritivas, que retratam as características da bola de
futebol.
Estão corretas, apenas:
a) I, II e V
b) II, IV e V
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV
14. Quanto aos aspectos morfossintáticos do Texto 2, assinale a alternativa correta.
a) O sujeito das duas primeiras estrofes é indeterminado, como se verifica pelos verbos “se leva” e
“atiram”.
b) O predicado em “Não é a bola alguma carta” e “é antes telegrama...” é verbal, pois os verbos
indicam o estado da bola.
c) O sujeito simples “brasileiro” da terceira estrofe é retomado nas demais estrofes pelo pronome “ele”.
d) O predicado da oração “Ele a faz ir”, na quarta e quinta estrofes, é verbo-nominal, pois indica ação e
descreve a bola.
e) O substantivo “telegrama”, no último verso do poema, é um adjunto adnominal de “bola”.
15. Considerando a natureza literária do poema e os elementos envolvidos no processo de comunicação,
assinale a alternativa incorreta.
a) O referente do texto é a crítica ao jogador de futebol brasileiro que fica “parado”, “não corre”.
b) O poeta simula a fala de um jogador brasileiro para um técnico espanhol sobre o futebol do Brasil.
c) A internet, como canal de comunicação desse poema, permite sua ampla circulação, podendo atingir
diversos leitores.
d) A mensagem é poeticamente explorada na expressão “aritmética do circo”, que simboliza os bons
dribles e lances do futebol.
e) O eu lírico elogia a habilidade do jogador brasileiro, que conduz a bola “onde é preciso”, “sem leva e
traz”, “ao mais extremo”.
Prova de Matemática
16. O SBT, em parceria com a Nestlé, criou um novo programa de perguntas e respostas chamado “UM
MILHÃO NA MESA”. Nele o apresentador Silvio Santos faz perguntas sobre temas escolhidos pelos
participantes. O prêmio máximo é de R$ 1.000.000,00 que fica, inicialmente, sobre uma mesa
distribuídos em pacotes com notas de R$ 20,00. Cada pacote é formado por mil notas. Em quantos
pacotes está dividido o prêmio do programa?
a) 150
b) 125
c) 100
d) 75
e) 50
17. Um feirante possuía 50 kg de maçã para vender em uma manhã. Começou a vender as frutas por
R$ 2,50 o quilograma e, com o passar das horas, reduziu o preço em duas ocasiões para não haver
sobras. A tabela seguinte informa a quantidade de maçãs vendidas em cada período, bem como os
diferentes preços cobrados pelo feirante.
PERÍODO
PREÇO POR
QUILOGRAMA
DE MAÇÃ
QUANTIDADE DE
QUILOGRAMAS
VENDIDOS
Até as 10:00 horas R$ 2,50 32
Das 10:00 horas às 11:00 horas R$ 2,00 13
Das 11:00 horas às 12:00 horas R$ 1,40 5
Naquela manhã, por quanto foi vendido, em média, o quilograma de maçã?
a) R$ 2,26
b) R$ 2,00
c) R$ 1,85
d) R$ 1,70
e) R$ 1,56
18. Nos mapas usados nas aulas de Geografia encontramos um tipo de razão chamada de escala. Uma escala
é a relação matemática entre o comprimento ou a distância medida sobre um mapa e a sua medida real
na superfície terrestre. Em um mapa encontramos a escala 1: 200.000 . Se nesse mapa a distância entre
duas cidades é igual a 65 cm, então a distância real, em km, entre as cidades é igual a:
a) 100
b) 105
c) 110
d) 120
e) 130
19. Sérgio está fazendo um regime alimentar. Numa conversa com seu amigo Olavo, este lhe perguntou:
“Com quantos quilogramas você está agora?”. Como os dois são professores de matemática, Sérgio lhe
respondeu com o desafio: “A minha massa atual é um número que, diminuído de sete vezes a sua raiz
quadrada dá como resultado o número 44”. Assinale a alternativa que apresenta a massa atual do Prof.
Sérgio, em quilogramas.
a) 100
b) 110
c) 115
d) 121
e) 125
20. Alberto e Daniel são amigos e colecionadores de selos. Eles começaram a colecionar selos ao mesmo
tempo. Alberto já está com 32 selos, enquanto Daniel tem 17. Sabendo que eles têm 8 selos em comum,
quantos selos diferentes eles têm juntos?
a) 41
b) 42
c) 45
d) 48
e) 49
21. A Sra. Ana Margarida queria comprar dólares para dar a sua filha Letícia e a sua sobrinha Joana que vão
numa excursão para visitar a Disneylândia. O valor do dólar numa quarta feira era R$ 1,90. Dois dias
depois, a Sra. Ana foi ao Shopping Center e, passando por uma casa de câmbio, viu que o valor do dólar
estava R$ 1,71. Assinale qual foi o percentual de variação do dólar nesses dois dias.
a) 19%
b) 17%
c) 15%
d) 11%
e) 10%
22. Júlia começou a estudar Geometria na sua escola. Com dúvida em um exercício passado pelo professor
de matemática, ela pediu ajuda ao seu tio. O enunciado era: “As retas r e s são paralelas; as retas u e t,
duas transversais. Encontre o valor do ângulo x na figura abaixo”. Portanto, o valor de x é:
a) 120º
b) 125º
c) 130º
d) 135º
e) 140º
23. A casa da moeda prepara as notas de reais a partir de uma folha de papel própria para dinheiro e com
marcas para evitar falsificações. A nota de R$ 20,00 tem as dimensões indicadas na figura abaixo. Com
uma folha retangular e dimensões de 0,91 metros por 2,00 metros é possível confeccionar, no máximo,
quantas notas de R$ 20,00?
a) 100
b) 150
c) 200
d) 250
e) 300
24. Ricardo entrou numa loja especializada para comprar canetas e marca-textos. Pelos preços oferecidos
ele verificou que:
1º) quatro canetas iguais e dois marca-textos iguais custam R$ 14,00;
2º) duas canetas iguais e três marca-textos iguais custam R$ 15,00.
Com base nessas informações podemos afirmar que os preços de uma caneta e de uma marca-texto são,
respectivamente:
a) R$ 1,50 e R$ 4,00
b) R$ 1,75 e R$ 3,75
c) R$ 1,80 e R$ 3,70
d) R$ 1,85 e R$ 3,40
e) R$ 1,90 e R$ 3,10
25. Paulo foi andar de bicicleta depois de fazer as tarefas e estudar. Enquanto pedalava na sua bicicleta,
começou a se lembrar das aulas de matemática e do que tinha estudado. Decidiu, então, verificar qual
era o comprimento da roda de sua bicicleta. Mediu o raio e encontrou 30cm. Fez uma marcação na roda
e deu uma volta completa. Utilizando π  3,14 , qual foi o valor aproximado que Paulo encontrou, em
metros?
a) 1,70
b) 1,78
c) 1,80
d) 1,88
e) 1,90
26. Numa pequena confecção existem quatro costureiras que, trabalhando oito horas por dia, produzem 24
peças em 30 dias. Para incrementar a produção o dono da confecção contratou mais oito costureiras e
resolveu pagar duas horas extras a cada uma delas. Essas doze costureiras, trabalhando dez horas por
dia, produzirão quantas peças em 30 dias?
a) 30
b) 60
c) 90
d) 120
e) 150
27. Existe uma relação entre o tamanho do pé de uma pessoa, medido em centímetros, e o número do sapato
que ela calça. Se chamarmos o número do sapato de y e o tamanho do pé de x, a fórmula que
relacionará, aproximadamente, essas duas grandezas é y = 5x +7
4
. Se uma pessoa tem um pé com o
tamanho 28,8cm, o número do seu sapato é:
a) 44
b) 43
c) 42
d) 41
e) 40
28. Indo para Boa Viagem, vê-se um “relógio” que marca quantos dias faltam para a Copa do Mundo de
2014. Se o “relógio” estiver marcando 900 dias, quantas semanas completas faltarão para o início da
Copa de 2014?
a) 125
b) 126
c) 127
d) 128
e) 129
29. O Sr. Joaquim recebeu a quantia de R$ 250.000,00 referente a uma ação judicial. Ele destinou 10%
desse valor para distribuir entre os seus três filhos: André, Victor e Luíza. A divisão será feita em partes
inversamente proporcionais às idades dos filhos. André tem 25 anos, Victor tem 20 e Luíza, 15. É
correto afirmar que
a) André receberá a maior quantia.
b) Victor receberá a menor quantia.
c) Luíza receberá a maior quantia.
d) André e Victor vão receber a mesma quantia.
e) André e Luíza vão receber a mesma quantia.
30. João, para tirar fotografias de uma paisagem, subiu uma rampa inclinada de um ângulo de 30º até atingir
o ponto A, a uma altura de 10 metros do plano horizontal, como indica a figura abaixo. Qual era o
comprimento dessa rampa, em metros ?
Dados: sen 30º = 0,50 , cos 30º = 0,87 e tg 30º = 0,58 )
a) 10
b) 15
c) 20
d) 25
e) 30

FICHA ADJUNTO ADVERBIAL E ADNOMINAL


Cáthedra Reforço Escolar

Ficha de Português – Estudo dos termos acessórios – Adjunto Adnominal e Adjunto Adverbial



RELEMBRANDO!!!
* O ADJUNTO ADNOMINAL SERÁ REPRESENTADO POR UM ADJETIVO, LOCUÇÃO ADJETIVA, ARTIGO, NUMERAL OU PRONOME ADJETIVO, QUE SE REFIRAM A UM NÚCLEO (SUBSTANTIVO OU PALAVRA SUBSTANTIVADA).
* UM ADJUNTO ADVERBIAL SERÁ REPRESENTADO POR UM ADVÉRBIO OU LOCUÇÃO ADVERBIAL.
:)


1º Leia o texto a seguir para resolver as questões:


Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala. (Graciliano Ramos, Vidas Secas)


_ Analisando as palavras destacadas dentro do texto, indique:
a) A qual classe de palavras (ou classe morfológica), pertence cada uma das palavras destacadas na cor AZUL? Reescreva a palavra e indique a qual classe morfológica pertence:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) As palavras destacadas em vermelho são advérbios ou locuções adverbiais. Reescreva-os abaixo e Indique a circunstância expressa por cada um deles:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2º Nas sentenças abaixo identifique o núcleo do sujeito e dos complementos verbais e na sequencia, indique os adjuntos adnominais a eles relacionados:


a) Aquela menina loira tem olhos lindos.


b) Os meninos e as meninas tem umas perguntas inusitadas....


c) A notícia do ataque terrorista abalou os conceitos sociais em várias partes do mundo.


d) As garotas bonitas gostam de machucar os pobres meninos apaixonados.


e) Essa velha história infantil atravessou os séculos intacta.


3º Relacione as colunas:


(A) Adjunto Adverbial de modo ( ) O menino parecia muito assustado.
(B) Adj. Adv. De instrumento ( ) Vi Vinícius conversando com uma menina hoje.
© Adj. Adv. De Companhia ( ) André parecia perigosamente sarcástico.
(D) Adj. Adv. De Tempo ( ) Aqui morre o homem, aqui nasce o herói.
(E) Adj. Adv. De Intensidade ( ) Quiçá um dia você me compreenda.
(F) Adj. Adv. De lugar ( ) Sempre existirá algum bom lugar para sonhar.
(G) Adj. Adv. De negação ( ) Eu não pensei nessa possibilidade!
(F) Adj. Adv. De dúvida ( ) Estou pouco entusiasmada com o passeio.


4º Circule no texto todos os adjuntos adverbiais representados por locuções adverbiais ou advérbios e indique a circunstância que exprimem.


“ Naquele dia de verão, às quatro da tarde, aproximadamente, um homem, aparentando menos de trinta anos apareceu em minha porta. Seu olhar era enigmático, viajava num passado distante, tinha uma ar de tristeza indefinível. Calmamente, pediu-me um pedaço de pão, algo para comer...qualquer coisa que lhe atenuasse a fome imensa. Em lentos movimentos, recuperei-me da surpresa...afinal, aquele homem esfarrapado e faminto havia sido importante figura no meio artístico da cidade de minha infância. Aos poucos fui me refazendo, busquei o que pude para saciar-lhe a fome e a sede daquele momento, mas eu não poderia resolver a grande fome de sua alma de poeta, que a boemia, as drogas e o álcool haviam afundado na lama dos fracassados...era um dia de verão, mas refleti que mais parecia uma tarde fria de outono.”

SIMPLE PAST - FICHA


Ficha de Inglês – Simple Past

1º Use the verbs in Simple Past Tense:

a.Lucio and Evandro ____________(GO) to the “Classic” Sport x Santa.
b. My sons ____________________(SPEAK) english very well.
c. Viviane _____________________(TEACH) portuguese last friday.
d. We ________________________(ARRIVE) to London last year.
e. They _______________________( LOVE) them math teacher.
f) My dog _____________________(DRINK) all water .
g) I _________________________(SLEEP) at home last night.

2º Use the simple past of verbs:

Regulares

Irregulares

To dance

To drink

To arrive

To eat

To love

To drive

To like

To go

To stop

To speak

To cry

To write

To study

To teach


3º Turn to negative and interrogative forms;

ª My brothers went to Spanish last vacations.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
b) Sasha and Xuxa arrived all word because they are rich.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
c) The Word Trade Center was destroid for terrorits.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
d) Viviane married with Lucio in April, 1998.
______________________________________________________________
______________________________________________________________
e) The girl ate pizza and drank coke at lunch.
______________________________________________________________
______________________________________________________________

SIMPLE PRESENT - FICHA


Cáthedra Reforço Escolar
Ficha de estudo – Simple present

1º Preencha os espaços utilizando os Simple Present (atenção às regras da 3ª pessoa do sing.):

a) My family __________________(TRAVEL) to Porto de Galinhas With my brothers.
b) The Kid ____________________(LOVE) to play soccer every day.
c) My kids ___________________(PRATICE) sports in the Sport Club.
d) I ______________________(REMEMBER) your brother!
e) Lukas __________________(STUDY) portuguese every day with Vivi.
f) My students __________________(GO) with us to JBR in April.
g) Obhama ___________________(EAT) its all food.
h) Daddy ____________________(WASH) our car at garage.
i) The girl ____________________(kISS) Hélio at class.
f) Lucio ______________________(WATCH) the Sport Play Soccer.

2º Complete usando ao lado de casa verbo a sua forma na 3ª pessoa do singular:

To cry

To brush

To study

To wash

To play

To watch

To go

To fix

To do

To kiss


3º Organize as palavras na ordem direta usando o Simple present:

a) Kiss- Ana- the boy- in the class.
_______________________________________________________________
b) Play – Ronaldinho and Kaká – in Flamengo and Real Madrid – soccer.
_______________________________________________________________
c) Portuguese and english – teach – Vivi.
_______________________________________________________________
d) Lukas – at shopping- with his father- go – the player.
_______________________________________________________________

4º Passe as frases para a forma negativa usando don't ou doesn't antes do verbo:
a) Lukas plays soccer very well.
_______________________________________________________________
b) I work in myself in this class.
_______________________________________________________________
c) Lukas has a girlfriend and his name is Thauwany.
_______________________________________________________________

5º Passe as frases abaixo usando Do ou Does:

a) Dayanna loves the Sport Club Recife.
________________________________________________________________
b) Thulio likes Tawanny.
________________________________________________________________
  1. Viviane teaches many crazy boys and girls.

FICHA SINTAXE 6ª E 7ª SÉRIES


ATIVIDADES DE REFORÇO – 7ª SÉRIE – CATHEDRA REFORÇO ESCOLAR

1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
( ) Que noite linda!
( ) Lindas, as noites mineiras!
( ) Já estou aqui há dois meses.
( ) 0 filho compreendeu perfeitamente o olhar do pai.
( ) Silêncio, hospital!
( ) A estrela ainda brilhava no céu.

2. Assinale as alternativas em que não há oração:
( ) Houve muita briga naquela festa.
( ) Socorro!
( ) Que horror!
( ) Ele não foi bem sucedido nos seus negócios.
( ) Rua contramão.
( ) Despediu se dos amigos antes de viajar para a Europa.
( ) Atenção, curva perigosa!
( ) Caixa Econômica Federal.

  1. Indique se as frases abaixo contêm período sinples ou cmposto:
a) As velas são negras, negros os mastros, negra a tripulação.
b) Quem entra por aí, cai na escravidão.
c) As estrelas não eliminam a noite.
d) Olha se para cima e vê se o firmamento pálido.
e) A glória tinha sido fabricada pelo redator chefe da revista e apoiava se em murmurações.
4. Numere de acordo com o caso, sublinhando, quando possível, o termo indicado:
( 1 ) sujeito simples
(2) sujeito composto
(3) sujeito oculto (determinado)
(4) sujeito indeterminado
(5) oração sem sujeito

( ) Estude a lição, minha filha.
( ) Havia muitas notas baixas na prova.
( ) Nesta escola encontram se alunos inteligentes.
( ) Falaram muito de você no clube.
( ) Come se bem nos restaurantes paulistas.
( ) Come se, no Rio Grande do Sul, um bom churrasco.
( ) Conversávamos animadamente eu e Paulo.
( ) Conversávamos todos os dias após as aulas.
( ) Num galho de mangueira brincam dois passarinhos.
( ) Fazia muito calor em Brasília.

6. Sublinhe o sujeito e classifique o:
a) Vende se esta casa comercial.

b) São preferidos os candidatos gualificados.

c) Naquele cruzamento capotou um automóvel de passeio.
d) Faz hoje seis meses, após o lançamento do livro.

e) Quem trará meus livros?

f) Geou muito, durante a madrugada, em Santa Catarina.

g) Naquela entrevista, em que língua o embaixador e o jornalista falavam?

h) Necessita se de muito apoio para aquela campanha.

i) Trocávamos, sempre, idéias sobre as questões da prova.

j) São excelentes a água e o clima de Lambari.

7. Preencha os parênteses, sendo: ( 1 ) predicado verbal; (2) predicado nominal; (3) predicado verbo nominal.
( ) 0 mau aluno está sempre desatento.
( ) A criança adoentada está em minha casa.
( ) A canoa virou de repente.
( ) Os desordeiros viraram a mesa enfurecidos.
( ) A lagarta virou borboleta.
( ) Considerei apenas o estilo.
( ) Todos o consideravam capaz de tamanho empreendimento.
( ) Andaram de carro por toda a Europa.
( ) Andavam preocupados com a notícia.
( ) Andavam pela cidade temerosos.

8. Indique se o predicado destas orações é (1) nominal; (2) verbal; (3) verbo-nominal, sublinhando o seu núcleo ou núcleos:
( ) São frias as noites de junho.
( ) Elegeram no representante da turma.
( ) A garotada corria no pátio da escola.
( ) Os trabalhadores chegaram da obra cansados.
( ) Durante os jogos do campeonato, as torcidas andaram entusiasma
( ) Apesar das promessas, a exposição não foi inaugurada.

9. Distinga, nas seguintes orações, ( 1 ) os verbos de ligação; 2 ) verbos significativos:
( ) A vida tornou se difícil para ele.
( ) 0 empregado tornou à casa do patrão.
( ) Os foliões da Mangueira estão nas ruas.
( ) Os pescadores estão preocupados com o tempo.
( ) 0 peão inexperiente caiu do cavalo.
( ) A professora caiu doente.

10. Sublinhe o predicado de cada oração, indicando se o verbo é transitivo ou intransitivo.
  1. A brisa soprou do mar.

  1. 0 nevoeiro cobriu toda a cidade.

  1. Caiu um raio na porteira do curral.

  1. Lia muito durante a noite.

  1. Sempre lia romances policiais.

f) A cerca impediu a fuga do gado.

11. Distinga, nas orações abaixo, os verbos transitivos diretos dos transitivos indiretos:
  1. Guardou a documentação no cofre forte.

b) Demos-lhe a informação necessária.

c) Preciso de uma boa orientação.
d) Na biblioteca encontrei a primeira edição de uma obra rara.
e) Meu irmão respondeu com presteza à carta do seu amigo.
f) Cada um cuida de si.

12. Distinga nas orações dos períodos abaixo os verbos intransitivos, transitivos diretos, transitivos indiretos e, simultaneamente, transitivos diretos e indiretos:
  1. Às onze horas, a sineta deu o sinal das aulas.

  1. Os passageiros não lhe deram a devida atenção.

  1. Infelizmente deram, mas não receberam.

  1. Confie a Deus as minhas amarguras.

  1. Não pude assistir à solenidade toda.

13.Preencha convenientemente os parênteses da primeira coluna com os números da segunda, tendo em vista a voz em que se encontra o verbo assinalado:
( ) Reviram se as provas de todos os candidatos. ( 1 ) voz ativa
( ) Todos a ouviram com emoção. ( 2 ) voz passiva
( ) 0 museu foi visitado por muitos turistas. ( 3 ) voz reflexiva
( ) Feri me com um canivete suíço.
( ) Por ele eram sentidas as tristezas do crepúsculo.
( ) Penteou se em pleno salão de festas.

FICHA SUBORDINAÇÃO

Cáthedra Reforço Escolar
Atividade de revisão – ficha de português 8ª/9º ano
  1. Transforme os substantivos grifados em uma oração subordinada substantiva e classifique-a:
a)    Detectamos facilmente a existência de um erro.
_____________________________________________________________________
b)    O corretor garantia a valorização do terreno.
_____________________________________________________________________
c)    Preocupava-se com a fuga dos inimigos.
_____________________________________________________________________
 2. Classifique as orações substantivas abaixo em completiva nominal ou objetiva indireta.
a)    Aqui ninguém duvida de que marmota existe. ( )
 b)    Estava convencido de que todos os habitantes da cidade eram ruins. ( )
 c)    Fabiano tinha a certeza de que não se acabaria tão cedo. ( )
 d)    Essas ocorrências servem para prevenir a população de que nunca estamos seguros no grandes centros urbanos. ( )
 3. Classifique as orações substantivas abaixo em subjetiva ou objetiva direta.
a) É verdade que parte da imprensa aumentou muito o noticiário acerca da delinqüência.


 b) Sabia eu que não tinha mais trança de moça no detrás daquelas paredes (...) (J. C. de Carvalho) 
c)    Constava também que Aurélia tinha um tutor. ( J. Alencar)

d)    Aqui, não: sabe-se que cada um traz a sua alma. (M. de Assis)

e)    Sinhá Inácia que lhe diga se não chorei muito... (M. de Assis)
4. Analise os períodos abaixo e classifique suas orações adverbiais:
    “Um dia, como eu lhe dissesse que iam dar o passarinho, caso continuasse a comportar-se mal, correu para a área e abriu a porta da gaiola.” ( Paulo Mendes Campos)
5.As orações destacadas são, respectivamente, subordinadas adverbiais:
(    ) causal e condicional.
(    ) comparativa e causal.
(    ) conformativa e consecutiva.      
(    ) condicional e concessiva.
(    ) comparativa e conformativa
  1. Em: “ Ele planejou tudo segundo combinamos”, a segunda oração é uma subordinada adverbial:
    ( ) final
    (    ) concessiva
    (    ) condicional
    (    ) conformativa
    (    ) temporal
  2. A oração destacada no período: “ ... mesmo que eu juntasse, um por um, os cacos todos, nunca mais o espelho seria como antes.” ( Lygia Fagundes Telles ) pode ser classificada como:
    (    ) temporal
    (    ) concessivo
    (    ) causal
    (    ) conformativo
    (    ) condicional
8) Leia o poema abaixo e classifique as orações destacadas:
    O PRESENTE

    O que hoje recebes
    e não podes pegar
    , guardar
    em panos e papéis laminados,
    é imperecível,
    presente onipresente.
    Estás com ele na chuva
    e não temes que se desfaça.
    Estás com ele na multidão
    e não o escondes dos mutilados.
    O que não existe para os homens
    deles estará protegido,
    o que os homens não vêem
    não poderão espedaçar.
    Eis o que não te denuncia
    porque não tem face
    nem volume para ser jogado no mar.

    Eis o que é jovem a cada lembrança
    porque não tem data
    e série, para envelhecer.
    O que hoje recebes
    Não pode ser devolvido.
Alberto da Cunha Melo
a) Nos quatro períodos destacados temos:
( ) coordenação ( ) subordinação ( ) coordenação e subordinação

b) Classifique cada uma das orações destacadas no texto nas linhas abaixo:
1._______________________________________________________________
2._______________________________________________________________
3._______________________________________________________________
4._______________________________________________________________

7º) Abaixo, leia a tirinha e classifique as orações subordinadas encontradas no 1º e 2º quadrinhos e a oração coordenada do 2º quadrinho:





sábado, 21 de abril de 2012

Ele bem que tentou escapar...

video
Quem consegue fugir de Cecília (DEMÔNIO) e suas discípulas???? Não aparece no vídeo, mas ela atravessou a rua com o balde de água e trigo e deu início...